introdução ao ser
olá, eu sou o bernardo
é engraçado me apresentar no meu próprio blog. pois bem. eu sou o bernardo. atualmente tendo a me apresentar como "senior devops" ou "instrutor da maior escola de linux da américa latina". hoje, no entanto, eu gostaria de me apresentar de uma forma diferente. deixa eu recomeçar.
oi, eu sou o Bernardo. sou nascido e criado em Guadalupe - Rio de Janeiro. o Caetano Veloso morou aqui, curiosamente. meu bairro, hoje em dia, é conhecido de algumas formas diferentes:
- bairro de entrada para o chapadão
- bairro de fuga para cargas roubadas
- bairro que o shopping tinha a maior tela de cinema da américa latina (de 2014. talvez seja fake news.)
de forma geral, não saem muitas coisas boas daqui. é um bairro de periferia. no total, acho que é a entrada pra umas 3 ou 4 comunidades diferentes.
eu gosto de falar de onde venho pra falar o motivo de eu vir. quando moleque, ajudava meu pai a manter a pequena lan house. estudei em escola particular católica, bancado por uma tia até o terceiro ou quarto ano do fundamental. depois, continuei lá. meus pais não pagavam as prestações em dia. na verdade, tudo acumulava até o final do ano letivo onde pediam descontos e parcelamentos para o padre (e também diretor da escola). eu ganhei blusa escolar de algumas professoras da escola.
lembro da minha mãe chorando no banho quando foi demitida e me falando enquanto chorava tudo vai dar certo.
tem coisas que nunca saem da cabeça da gente. acho que nunca passei fome, mas lembro de passar alguns meses comendo unicamente arroz e ovo. até que não foi tão ruim.
eu usei todas essas linhas como prefácio do que realmente quero dizer. esse não é um post sobre derrotismo, mas sobre voltas e escaladas. acho que milton nascimento disse bem melhor que eu quando escreveu ,,saídas e bandeiras''. esse não é um post pra falar que minha dor foi maior que a sua (ou o contrário), mas ainda confiar que no fim do túnel pode ter luz.
pois bem. eu tenho 24 anos no momento de escrita do post. minha vida mudou quando eu comecei a trabalhar com tecnologia. na verdade, comecei a trabalhar como suporte de uma empresa de hospedagem de sites. comecei a estudar css, html e js. fiz alguns freelances. acho que no total ganhei menos de R$2000 em mais de um ano. provavelmente deveria ter ganhado até menos.
eu ganhava uns R$1500 + vendas. e um vale alimentação, que dava inteiramente pra minha mãe.
foi um período merda. mas teve participação.
com 19 anos eu era a maior fonte de renda da casa, fazendo menos de dois salários. bizarro.
fiz alguns contatos, conheci algumas pessoas. fui recomendado pra uma empresa do canadá pra atuar como um sysadmin iniciante. no auge da pandemia, com 1 ano de experiência e 20 anos de idade, eu estava fazendo mais de oito mil reais por mês.
conheci a LinuxTips. investi todo meu tempo e um bom dinheiro em mim. o Jeferson mudou minha vida.
abri mão da metade do meu salário pra dar um passo pra trás - depois de alguns meses de estudo consegui uma vaga de Jr SRE em um grande SaaS brasileiro.
o resto é história.
agora sim: prazer, eu me chamo Bernardo. Hoje, atuo como Lead DevOps para uma fintech estadunidense. Sou instrutor na maior escola de Linux da América Latina e devo comprar meu apartamento esse ano.
a tecnologia, a colaboração entre as pessoas e a comunidade mudaram minha vida. tento, quero e preciso devolver um pouco do que a comunidade me forneceu.
vamos?
bernardo